Vantagens do aleitamento materno
As vantagens do aleitamento materno são inúmeras. É pelo aleitamento materno que a mãe estabelece seu primeiro vínculo com o bebê, é o início da construção de uma relação de afeto e carinho que se tornará a base de seu desenvolvimento e afetividade. Crianças não amamentadas têm risco aumentado de otite média aguda, gastroenterite e dermatite atópica, além de doenças pulmonares graves. Os efeitos benéficos da amamentação persistem até a idade adulta. Crianças não amamentadas apresentam maiores medidas de pressão arterial e risco aumentado para diabetes, obesidade e asma. A duração do aleitamento exclusivo (6 meses ao invés de 4 meses) também impacta na ocorrência de infecção do trato respiratório e gastro-intestinal.
Crianças que receberam aleitamento materno também apresentam melhores resultados em testes de inteligência, além de obterem maior renda na idade adulta.
Do ponto de vista odontológico, o aleitamento materno favorece o desenvolvimento do tônus muscular necessário para a implantação da dentição, além do desenvolvimento mandibular.
O leite materno também é uma fonte importante de energia e nutrientes nas crianças entre 6 e 23 meses, podendo suprir mais da metade da necessidade energética da criança entre 6 e 12 meses e um terço da necessidade calórica da criança entre 12 e 24 meses.